A Huawei lançou nesta terça-feira, 26, seus dois novos celulares topo de linha, que vão concorrer com modelos como iPhone XR, da Apple, Galaxy S10, da Samsung, e Mi 9, da Xiaomi. Os Huawei P30 e P30 Pro foram lançados no Paris Convention Center, na França, com as câmeras de celular mais avançadas até o momento.
Os aparelhos chegam com o sensor Huawei SuperSpectrum, lentes óticas Huwaei SuperZoom, uma câmera com novo Time of Flight (TOF), e uma melhor tecnologia de estabilização de imagem OIS e AIS.
O Huawei P30 Pro está equipado com um novo sistema de Leica Quad Camera, incluindo uma câmera principal de 40 megapixels, uma câmera de 20 megapixels ultra grande angular, uma câmera de telefoto de 8 megapixels, a câmera Huawei Time-of-Flight (TOF), e uma câmera frontal de 32 megapixels para selfies. O P30 apresenta três câmeras, com sensor principal de 40 megapixels, lente ultrawide de 16 megapixels, além da um zoom híbrido de 5 vezes.
Os aparelhos que chegam em maio ao Brasil, têm sistema Android 9 (Pie) e processador Kirin 980. O P30 terá 6 GB de memória RAM e capacidade de armazenamento de 64 GB a 256 GB. A tela tem 6,1 polegadas e a capacidade de bateria será de 3.650 mAh. Já o P30 Pro terá 8 GB de memória RAM e capacidade de armazenamento de 128 GB a 512 GB. A tela tem 6,47 polegadas e a capacidade de bateria será de 4.200 mAh.
Os aparelhos chegam em modelos nas cores preta, azul, vermelha, branca e verde e resolução de tela Full HD. Na apresentação na França, o P30 foi lançado a 799 euros (3 540 reais), enquanto os P30 Pro têm preços variando de 999 a 1 249 euros (4 425 a 5 533 reais).
De acordo com uma pesquisa da Global Market Insights , empresa de consultoria de mercado, a receita mundial do segmento de soluções de comunicação unificada e colaboração (UCC) deve saltar dos atuais US$ 32 bilhões para mais de US$ 60 bilhões até 2025. Este resultado é atribuído, principalmente, à crescente penetração de dispositivos móveis e à adoção de BYOD – Bring your own device nas empresas em escala global.
As tecnologias de computação em nuvem também vão colaborar com este crescimento. A previsão para este segmento é de uma CAGR – taxa de crescimento anual composta de 10% entre 2019 e 2025. As soluções UCC baseadas em nuvem facilitam a adição de novos recursos, extensões e linhas telefônicas. Além disso, a maioria dos provedores de serviços em nuvem oferece SLA, em conjunto com os seus portfólios, garantindo qualidade e confiabilidade.
Soluções de UCC baseadas na nuvem vão beneficiar cada vez mais as pequenas e médias empresas, com ganhos de escalabilidade e flexibilidade. Isso porque elas podem dimensionar dinamicamente a infraestrutura de comunicação, de acordo com as suas necessidades, sem investir na aquisição de equipamentos. Dessa forma, é possível aumentar ROI – retorno de investimento em sistemas de comunicação e, ao mesmo tempo, contar com uma estrutura eficiente de comunicação empresarial para os seus funcionários e clientes.
Ainda de acordo com a pesquisa, espera-se que as plataformas de telefonia tenham uma participação de 29% no mercado de UCC até 2025, principalmente, com o maior uso de telefones IP. Já a colaboração em plataformas de mensagens unificadas deve registrar um GAGR de mais de 10% de 2019 a 2025. Este percentual está atrelado à capacidade das soluções de UCC unificarem diferentes canais, como e-mail, mensagens instantâneas e correios de voz, em uma única plataforma.