Fale Conosco
RJ: (21) 3382-9100
SP: (11) 2157-7092

Google Plus

Equinix apoia instalação de cabo submarino que liga Brasil aos EUA

03•10•2016

Fibra ligará site em Miami a Fortaleza (CE) e Praia Grande (SP), de onde ocorrerá a distribuição do tráfego pela América do Sul

A Equinix foi selecionada pelos investidores da Monet Submarine Cable para apoiar a instalação de um cabo submarino entre Brasil e Estados Unidos. A fibra ótica, prevista para ser entregue em 2017, ligará o site da companhia em Miami a Fortaleza (CE) e Praia Grande (SP), de onde ocorrerá a distribuição do tráfego pela América do Sul.

As infraestruturas de chegada dos cabos nas duas cidades brasileiras serão fornecidas, respectivamente, pela Angola Cables e pela Google. O cabo terá seis pares de fibras e tecnologias de transmissão ótica de alta qualidade, com uma capacidade inicial de 60Tb/s.

A partir da ligação em Miami, haverá ainda conectividade sem emendas a muitos sistemas de cabos vizinhos, a fim de estender a capacidade para outros locais da América do Norte e da Europa.

A Monet é propriedade da Algar Telecom, empresa brasileira de telecomunicações, da Angola Cables, companhia angolana de telecom que opera no mercado de varejo, da ANTEL, organização de telecomunicações uruguaia, e da Google.

A Equinix tem visto o aumento nas implantações de cabo submarino como parte de uma tendência crescente, à medida que os cabos existentes chegam ao fim do seu ciclo de vida. A rota Brasil-EUA está sendo cada vez mais usada, uma vez que mais e mais empresas se instalam na América Latina e requerem conectividade de alta largura de banda entre estes mercados.

“Temos visto uma forte demanda de clientes de rede, cloud e conteúdo que desejam aproveitar nosso data center MI3 em Miami para acesso ao mercado latino-americano”, conta Ihab Tarazi, diretor de tecnologia da provedora de serviços de data center.

De acordo a TeleGeography, mais de US$ 1 bilhão serão gastos na construção de cabos submarinos para a América Latina e o Caribe entre 2015 e 2016. Atualmente, mais de 99% do tráfego global de dados é feito por cabos submarinos de fibra ótica, com menos de 1% restante realizado por sistemas de satélite.

Por: Redação ComputerWorld

cabo

Empresa de serviço de instalação e manutenção de PABX hibrido digital IP Central telefônica Servidor voz VoIP Gateway celular Interface Cabeamento rede estruturada infraestrutura dados CFTV RJ
Serviço, PABX, hibrido, digital, IP, Central, telefônica, Servidor, voz, VoIP, Gateway, celular, Interface, Cabeamento, estruturado, rede, infraestrutura, dados, CFTV